Mais rentabilidade e produtos de fácil comunicação com os clientes são os trunfos das companhias seguradoras brasileiras para conquistar a adesão de redes de varejo de pequeno e médio porte, de várias regiões do país, visando aumentar as vendas de seguros e microsseguros.
A estratégia encontra terreno fértil, aponta Marcos Camargo, diretor comercial do grupo Mercado Móvel, de Ponta Grossa (PR), que hoje vende mais de 100 mil títulos por mês (seguro de vida, acidentes pessoais, proteção financeira etc), através de sua rede formada por 130 filiais no Estado. "Os seguros massificados são hoje a grande fonte de melhoria dos resultados de nossas vendas", afirma. Já representam 70% do lucro final do Grupo MM. "Nossa meta é termos uma receita total de R$ 550 milhões neste ano, sendo que R$ 65 milhões apenas com seguros e serviços financeiros. A taxa de rentabilidade esperada com as vendas totais é de 5%, dos quais 3,5% apenas com seguros massificados e serviços financeiros", explica.
O cenário econômico favorece esse movimento para ampliar a base de clientes do mercado de seguros, através das redes de médio e pequeno varejo, avalia Mauricio Galian, diretor geral da unidade seguros massificados e microsseguros do Grupo BB Mapfre, que ocupa hoje a terceira posição no segmento de massificados com 12,1% de participação. O BB Mapfre tem 25 milhões de clientes, mais de 20 mil pontos de venda e em torno de cinco mil colaboradores. Registrou lucro líquido de R$ 813,9 milhões em 2011. "A tendência é de crescimento grande desse segmento de negócio, diante da enorme perspectiva de aumento da receita das pessoas de camadas mais baixas da população, que não estavam inseridas no mercado financeiro", diz Galian.
Segundo ele, há um ano, a companhia criou uma área comercial focada exclusivamente em varejo e utilities, com objetivo de buscar oportunidades de negócios junto aos médios e pequenos varejistas para venda de seguros. "Mapeamos mais de 200 redes pequenas em todo o Brasil, que atuam com todo tipo de produto, como eletrodomésticos da linha branca, linha marrom, móveis, colchões, estofados. Até agora, fechamos cinco contratos com redes de varejo, entre as quais o Palladium, de Curitiba, Informática Nacional, de Belo Horizonte, e AlphaCard, de São Paulo. Estamos crescendo numa média de 100 mil certificados por mês", afirma. "O médio e pequeno varejo já representa 35% das vendas da companhia na carteira de massificados, estimadas em R$ 1 bilhão, este ano", assinala.
Presente no Brasil desde 2002, a americana Assurant Solutions investiu no desenvolvimento de oportunidades de negócios junto a redes regionais, principalmente nas regiões Nordeste e Sul. O grupo paraense Leolar, com atuação no mercado regional desde 1984, através de 60 filiais e três mil colaboradores, e o Grupo Mercado Móveis, de Ponta Grossa (PR) são os mais recentes contratados. "Avaliamos cada projeto, considerando o mercado de massificados na região, até chegar a um resultado final que atenda a todos", diz Vladimir Freneda, diretor de marketing da Assurant. "Atuamos com mais de 2,5 mil pontos de assistência no Brasil, e nossa expectativa é de um crescimento de vendas de seguros no médio e pequeno varejo em torno de 25%", indica Freneda.
Fonte:Valor econômico
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